consumir e produzir coisas na internet

13 de abr. de 2022
já foi mais legal consumir coisas na internet, era realmente divertido sair a procura de lugares e cantinhos nesse mundão que é a internet. agora tem se tornado ainda mais difícil encontrar autenticidade, até acontece com algumas newsletters - onde a maioria das pessoas slow blogging se refugiou. mas aos poucos os conteúdos que amo consumir começaram a ser pagos, assine isso aqui, assine aquilo ali, apoie, só um cafezinho por dia.

o que me deixa bem triste, não porque eu não quero apoiar as pessoas, mas porque chegamos a um momento em que queremos ganhar dinheiro de qualquer forma. em que a troca já não é tão troca, porque acaba sendo focado em ganhar dinheiro. 

isso aconteceu desde quando a gente começou a chamar tudo de conteúdo, o que não deixa de ser verdade. mas agora é algo diferente, é uma competição acirrada de todo mundo que quer viver de internet e busca de atenção, pois quando mais atenção & seguidores, mais dinheiro. ciclos.

_

redes sociais são uma mistura de polêmica, notícias ruins, vídeos fofinhos e publicidade (mais do que eu queria inclusive), perfis que eu não tenho a vontade alguma de seguir aparecem com mais frequência e os vídeos de dublagem aumentaram 300%. e chamam isso de produção de conteúdo. até é, mas já não sei se posso chamar de um conteúdo autêntico. são coisas que uma primeira vez até é engraçado, na segunda ainda para rir, mas na vigésima já não dá mais e isso dura até o próximo "meme" estourar.

a gente saiu de um lugar que as pessoas tinham receio de mostrar as caras na internet para um lugar que as pessoas só querem mostrar a cara na internet. sinto até falta fotos de comidinhas, que era o que as pessoas publicavam lá em 2014. mas, hoje em dia, os algortimos não mostram para as pessoas, então a gente só ignora essas coisinhas porque não é rentável (ainda sigo postando fotos de florzinhas e comidinhas sim)

sinto falta de gente, de troca na internet. queria mais interação além de um comentário e um like. e fico pensando quando foi que eu me tornei tão hater da internet, sei que escrevo sobre isso já faz alguns anos, porém tento fazer as pazes quase semanalmente com as redes sociais, resumidamente: deletar e baixar aplicativos do celular.

_

sinto falta de ler pessoas na internet, fico irritado em ter que abaixar o volume do celular ou aumentar por que cada vídeo tem uma frequência diferente e as vezes não consigo tirar do mudo, fico irritado com vídeos em geral. saudades de quando as correntes se limitavam apenas no orkut e whatsapp.


Deixe um comentário

  1. concordo com tudo o que você escreveu! tava sem achar nada de bom na internet faz tempo, aí achei uma newsletter bem legal, mas metade do conteúdo é exclusivo para assinantes e me doeu no coração. agora achei teu blog, e adorei <3
    não me dou bem com redes sociais porque ainda sou old school e tenho receio de me expor kkkk

    ResponderExcluir

&
 



histórico infame © 2012 – 2021