Séries e filmes sobre escritores

27 de mai. de 2021


Desde que me rendi aos conselhos de escrever o meu primeiro livro algumas séries e filmes abordando escritores e processos de escrita começaram a aparecer, não sei se é a bizarrice de algum algoritmo ou se é deus falando "querido, vá escrever seu livrinho, vai". Tenho tido boas surpresas e vou deixar aqui minhas recomendações:

VALÉRIA
essa foi uma das primeiras séries que parei para assistir na quarentena; tenho começado a gostar de ver séries no idioma español. valéria conta a história de uma jovem que ganha a oportunidade de publicar um livro, mas para isso primeiro ela precisa se descobrir como escritor e firmar um relacionamento com a escrita - e nesse meio tempo, há problemas com a vida profissional, com o casamento e aventuras noturnas com as amigas.

I MAY DESTROY YOU
Arabella é uma jovem escritora de sucesso, que sofreu um abuso enquanto foi drogada e a série fala sobre a busca da artista em descobrir quem fez isso com ela, enquanto ela precisa também escrever o livro que está sendo pressionada. em flashbacks ela tenta seguir algumas pistas do que pode ter ocorrido aquela noite. é uma série lenta, mas eletrizante. contém um mistério e também mostra a dor de ter o corpo violado, em como isso pode afetar muitos aspectos a vida.

PATERSON
eu fiquei com esse filme baixado durante séculos no computador, para só então descobrir que ele é com aquele mesmo ator de uma história de casamento, do qual também recomendo. paterson conta a história de um motorista de ônibus que escreve algumas coisas nas horas vagas no seu caderninho que carrega para todos os lados (eu acho muito lindo que em algumas cenas algumas poesias são narradas pelo protagonista). o problema que vejo aqui é um artista que tem receio em ser publicado, em vender as próprias palavras e do outro lado uma namorada que o apoia cegamente, mas que vive a incerteza de ser artista sem saber o que realmente quer pra vida. é impossível não se ver um pouco nos dois lados do casal.

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
esse filme me surpreendeu de uma maneira muito legal, porque eu simplesmente não sabia o que esperar. aqui é apresentando um personagem metódico e rotineiro, todo dia a mesma coisa, os mesmos horários. uma vida pacata e ousaria dizer "sem graça". mas tudo muda quando uma voz começa a narrar o dia a dia. do outro lado, uma escritora famosa enfrenta a dificuldade de matar o personagem do seu mais novo livro, o que ela não sabia era que esse personagem é nada menos que uma pessoa do mundo real. há um jogo de humor e drama que o torna profundo. 

PALAVRAS E IMAGENS
comecei a ver esse filme por alguma recomendação da qual não me lembro bem, de alguma lista solta na internet. eu amei como amei o roteiro desse filme, a forma como temos dois professores artistas que decidem criar uma disputa na escola defendendo a arte que cada um trabalha, de um lado, palavras e do outro imagens; sim, o nome do filme é bem sugestivo. é um filme engraçado, mas que contém muitas reviravoltas: inclusive um romance e a procura da resposta do que vale mais palavras ou imagens? alias, aqui cabe a frase "uma imagem vale mais que mil palavras"?


Deixe um comentário

  1. Eu estava justamente procurando filmes nessa temática! Que coincidência maravilhosa kk

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu amei essa lista e fiquei beeem interessada em assistir Valéria (é o nome da minha mãe!) e ver esse processo ao contrário de ter a oportunidade e ter que explora-la, normalmente a gente já tá com o processo bombando e nenhuma oportunidade de colocar pra quebrar, né.

    Um filme bem diferente dessa lista, mas que amei, foi o Mary Shelley, que conta a transformação dela na primeira escritora de ficção científica, quiçá do mundo. É belíssimo e me fez me apaixonar de vez pela história da Mary, e eu já gostava de Frankenstein!

    ResponderExcluir

&
 



histórico infame © 2012 – 2021